Bem-vindos a internet, onde ser gentil é brega

Textos
Já faz um tempo que muitos de nós encontramos um refúgio seguro para se expressar e fazer amigos, sem se sentir julgado ou tolo. Mas, nos últimos tempos, isso mudou, a crítica e opinião viraram o “is the new pink” da internet.

Antes de começar a falar sobre o monstro cético que as redes sociais andam criando, desejo ressaltar que você pode encontrar conforto ainda e boas informações sobre tudo que quiser na internet, ela sempre foi uma fonte de pesquisa formidável e um ótimo lugar para compartilhar opiniões de uma forma super saudável. Mas, como qualquer ferramenta, só terá esse potencial nas mãos de quem sabe usá-la.

Existe algo que anda se tornando viral nesse ambiente, e esse algo é a grosseria. Ninguém mais quer ser gentil, caridoso ou compreensivo. Quando alguém pede empatia, tudo que as pessoas nas redes sociais fazem é criticar a vida do outro e usar a palavra “dramatização”. Como se as outras pessoas ao redor delas não fossem nada além de robôzinhos que apertam o botão de like. E isso é muito triste, pois algumas pessoas usam a internet como maneira de deixar o sentimento fluir de maneira saudável e são recebidas com um clima mega pesado, não ajudando em nada.

Não se vê matérias interessantes sendo compartilhadas e nem debates, apenas discussões que não levam ninguém a lugar nenhum. Mas o que aconteceu? O que falta hoje em dia?

A resposta é mais que simples, na internet todos são livres e podem se expressar de qualquer maneira, acontece que algumas pessoas não são muito boas nisso e acabam se expressando de uma maneira errada, logo essa pessoa percebe que tem alguém que compactua com a sua reclamação ou crítica e se sente acolhido por isso (likes) e aceito. Claro que quando a reclamação é necessária, não há problemas, mas quando não é, está mais que na cara que essa sensação vem de forma errada. As redes sociais são um ótimo lugar para inverter papéis e sensações.

Digamos que no mundo real, você só teria tal acolhimento se fosse gentil com alguém, pois essa pessoa seria grato à você, e você se sentiria motivado a continuar com sua atitude. Na internet você se motiva pelos motivos errados. Claro que algumas pessoas expressão a gratidão, gentileza e compreensão na internet, por mais que seja raro, porém a maioria das pessoas não o faz.

É comum hoje em dia essas manifestações negativas, pois estamos em uma era em que ser sentimental não é “útil”, as pessoas montaram uma personalidade ideal da pessoa fria e racional, que, por tais características, não sofrerá muito. Mesmo que todos estamos cansado de dizer, “Tudo bem em não estar bem” as pessoas ainda investem nessa personalidade idealizada. Acontece que jamais existirá um ser humano totalmente racional, todos temos sentimentos, e esse ceticismo virtual é mais do que forçado. Isso faz mal, não devemos reprimir sentimentos. Esse “mal humor” criado acaba funcionando como um efeito dominó, que atingirá mais e mais indivíduos.

Resta a nós, que somos estilo velha guarda, esperar essa fase passar, e sermos românticos, sentimentais e chorões o quanto quisermos, e acima de todo mal humor, ser gentil. Usar a internet de modo inteligente, ajudando as pessoas e compartilhando informações… e gifs como este:

Hemilly Ramos
POR Hemilly Ramos

Olá, meu nome é Hemilly, 17, moro no interior do Paraná, feminista, caloura de Psicologia e cinéfila de plantão. Estou disposta a fazer amizades e ajudar as pessoinhas o tempo todo, e o objetivo principal é espalhar o amor!