6 mandamentos para ficar de boa

Textos

Quando você passa por tantas situações difíceis e o seu emocional não é o dos melhores, você precisa aprender a levar a vida mais leve. Não fui a adolescente mais fácil, minha personalidade estava em formação e, como muitas pessoas, achava que minha vida seria como uma série, estilo Gossip Girl, mas sem o glamour. Adorava fofocar sobre vidas alheias e gostava também quando a minha era assunto. Achava que tinha o direito de saber detalhe de outras pessoas, que tudo meu podia ser postado na internet sem problemas e que o mundo girava em torno dos meus amigos de 15 anos.

tumblr_m5ctbbddAr1rqvfc5o1_1280

Como todo mundo cresce, eu cresci. Mais urgente do que o normal para aprender a lidar com a depressão. Nos últimos meses aprendi lições muito importantes, que fizeram minha vida mudar completamente para melhor. Do que adianta se estressar tanto quando você tem tanta coisa boa envolta?

tumblr_m1z7pd2pYL1r8zes4o1_500

NÃO ESTRESSARÁS COM VALORES ALHEIOS

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que você controla a sua cabeça. Apenas a sua. Você tem os seus valores. Graças à Jaresus as pessoas são diferentes, senão o mundo seria bem chato. Então, felizmente, as pessoas vão pensar de outra forma, vão ter outros valores.

Vale a pena se estressar com valores alheios? Vale a pena ficar se preocupando em fazer os outros mudar de ideia para se encaixar no que você acredita? Nananinanão. Opinião é tipo comer arroz com feijão: há quem coloque o arroz por baixo do feijão e há quem coloque por cima. Vamos todos concordar que o feijão por baixo se espalha no prato inteiro e faz uma bagunça, mas nenhum dos dois jeitos são errados. Existe apenas o jeito mais prático, que traz menos resultados negativos. Esse jeito podemos indicar, mas não forçar a pessoa a aceitar. Devemos respeitar.

tumblr_mvnp10XIxB1qifjejo1_500

Não que você deva ficar quieto quando vê um amigo fazendo besteira, mas você não deve se estressar com isso. O mesmo quando fazem besteiras com você: deve indicar o que não foi legal mas não é seu dever educar ninguém nem mudar os valores. Nem sempre o que te machuca o outro vai entender, cabe a ele te respeitar e o mesmo no caso contrário. Você já fez o seu papel de amigo, agora apenas observe e deixe o outro seguir o rumo que quiser.

RESPEITARÁS SEUS VALORES

Crying_girl

Vamos nos prometer uma coisa: nada de passar por cima dos seus valores por alguém. Nada de ir num bar que você odeia com pessoas que te fazem mal apenas para agradar sua amiga. Nada de experimentar droguinhas ou bebidinhas para se encaixar num grupo. Nada de ignorar seus limites por um bae (before anyone else). Nada de ignorar falta de respeito.

tumblr_n2bw4lR2fT1slhkaxo1_500

Como citei lá em cima, VOCÊ é dona dos SEUS valores. Desrespeitar eles é se desrespeitar, é se fazer infeliz para agradar outra pessoa. Mais amor-próprio porfavô! Percebo muitas pessoas ficando quietas quando outros fazem algo que machuca demais mas preferem não incomodar.

tumblr_n8h6r72ivB1tgw52jo1_500

Ninguém descobre o que você gosta ou não gosta. Devemos sim apontar quando algo nos incomoda. Isso ajudaria também os amiguinhos a saber quando fazem algo que pode machucar alguém (lembrando de não impor e nem fazer papel de educadora).

SE AFASTARÁS DE QUEM NÃO TE FAZ BEM

tumblr_m0vnq5kP8M1rqvfc5o1_1280

Algo que coloquei muito em prática foi me afastar de todas as pessoas que me induziam à algum caminho ruim, ou que me traziam negatividade. Não quero mais amigos de bar, quero pessoas que eu vou levar para a vida e me ajudam a avançar, e não a retroceder.

Como papel de amiga, eu sempre alerto quando alguém que eu me importo está indo para um caminho muito ruim, mas se não adiantar de nada e a pessoa não se encaixar mais na minha vida, eu me afasto. Não brigo, não guardo rancor, apenas não tenho mais motivos de ter alguém assim do meu lado. Alguém que me dava conselhos que pioravam minhas situações, que não se importava de verdade no que me fazia bem, que traz mais dor de cabeça do que felicidade. Amizade não é se apenas se divertir ou ir em festas, é aconselhar, estar presente, se importar de verdade no que é melhor para o outro.

giphy

Prefiro ter um amigo incrível do que vários que não só vão me acrescentar em nada, mas na verdade, me atrapalhar. Antes só do que mal acompanhado.

IGNORARÁS NEGATIVIDADE

898d3488987d96420dc44285eaae61fa

A internet trouxe muita coisa boa, mas ao mesmo tempo criou uma falsa impressão nas pessoas de que elas sabem tudo da vida dos outros e que elas tem o direito de se meter. Uma surpresa: ninguém sabe nada 100% da vida de ninguém e cada um é dono do próprio nariz. Não entendi quem criou o site Gossip Girl, qual é a satisfação de alguém ao falar mal dos outros e fofocar?

Sempre existirá alguém que não está de boa com a vida e desconta isso na dos outros. Alguém que não consegue se concentrar em ser bem sucedido e feliz, e a sua maior felicidade é parecer superior e denegrir quem não está na sua situação. É lamentável.

Aquele comentário maldoso na sua foto, aquela pessoa que te bota para baixo, aquele grupo de colegas que acham que são as Plastics, aquele tweet de indireta, aquela fofoca mentirosa, aquele ask que fala mais dos outros do que da própria, é resultado de uma vida muito infeliz de uma pessoa que não consegue entender que cada um cuida de si e que é muito mais fácil ser feliz do que ser assim. Não fique chateado ou com raiva, pense como você é muito mais leve por não ter ódio ou necessidade de fazer isso com alguém e que sua cabeça está limpa por saber quem você é de verdade, e isso que importa.

stay-home-and-blog-gif

Para quem está do outro lado: foque em você. Existem tantas coisas lindas e legais para você gastar seu tempo em vez de espalhar maldades. Acrescentaria tantas coisas boas guardando esse tempo para você. O mundo seria um lugar bem melhor se a gente ignorasse as negatividades e focasse nas coisas boas. Você não deve nada à ninguém também, muito menos que não gosta de fulaninho ou que a aparência de fulaninha não te agrada. Isso é um problema apenas seu, te estressaria menos se aprendesse a ignorar o que não gosta e não te afeta. Julgar alguém ou disseminar ódio não faz ninguém melhor. Vamos usar as redes sociais para espalhar amor! Gente, viver à la Regina George é muito mainstream e todos nós sabemos como ela ficou no final, né?

CUIDARÁS DA SUA VIDA PRIVADA

Continuando o assunto acima, a internet também ajudou muito a criar uma ideia nas pessoas de que a vida de todos é pública, incluindo a própria. Vamos evitar dor de cabeça: existem pessoas negativas que vão usar o que sabem e o que não sabem de você para fins ruins. O quanto menos você expor detalhes íntimos, menos as pessoas vão ter o que distorcer.

tumblr_inline_mvven1z1lF1rg0g8s

Eu, por exemplo, não escondo quando estou chateada nas redes sociais, mas eu não falo motivos e nem mando indiretas, não existe a necessidade de fazer isso. Qual o sentido de expor meus pensamentos privados? Não estou ganhando 1 milhão para fazer um BBB.

Não me importo de desmentir o que falam de mim também, não devo nada à ninguém. Quem me conhece sabe como estou, o que sinto e o que me aborrece, de resto… pensem o que quiser, especialmente sem fatos concretos e sem me conhecer por completo. Não me chateia, contrariando o que as pessoas acham em casos assim. Eu encontrei a minha paz e sei o que estou sentindo e o que sou, não devo explicações.

Easy-A-

Discutir em redes sociais é alimentar a vontade das pessoas de achar que está no direito de acompanhar sua vida como se você fosse uma protagonista de uma série. Para quem está como leitor, respeite a intimidade dos outros. Você nunca vai conhecer realmente uma pessoa que não é sua amiga de verdade, que não convive ou abre o coração contigo. Um tweet ou uma postagem não significa nem 5% da vida da pessoa. Abra o Netflix e veja um filme que foi escrito especialmente para as pessoas se envolverem com os personagens, a vida real é outra coisa.

19-Easy-A-quotes

Outro ponto importante em intimidade é ter cuidado no que contamos para outros. Só fale o que você não se importaria de um dia vazar. Segredo deixa de existir no momento que você conta à alguém. 

NÃO GUARDARÁS RANCOR E ASSUMIRÁS ERROS

oie

Passo final de viver de boa: não guarde sentimentos ruins. Caso você erre e entenda, peça desculpas. Todas as pessoas erram, mas existe a opção de nunca mais repetir o mesmo erro. Deixe os outros seguirem o caminho dos seus valores, caso caminhos alheios te façam mal, se afaste. Não é necessário ficar com raiva ou chateado, apenas entenda que as outras pessoas são diferentes de você. Não é culpa delas ou sua.

large

Guardar ódio, tristeza, mágoa e rancor é atraso na sua vida e você pode transformar isso em sentimentos bons, em aprendizados. Quando alguém erra, é sua chance de saber o que você não gosta e nunca fazer isso ou mudar seu rumo. Cada erro é uma oportunidade de acertar.

Então sorria! Sua história é escrita por você e não cabe a mais ninguém saber cada parágrafo seu. Críticos que não sabem nada da obra direito sempre existirão. O que você deve fazer? ter muito orgulho e ignorar o que e quem não te acrescenta nada.

A sua vida é um livro que encaixa perfeitamente com o seu gosto e está sendo escrito constantemente. Não é uma série cheia de dramas, roteiros, personagens que tem um contrato e não podem sair e um público que conhece cada detalhe e está no direito de acompanhar. O seu livro só você lê, e quem você acha que merece.

tumblr_mf2czq1ZFn1rztwelo1_500

Fique de boa, tire o dia para deitar no sofá com quem te faz bem, comer muita besteira e assistir Gossip Girl ou Meninas Malvadas, enquanto o mundo lá fora acha que essas histórias são reais.

Sabine D'Alincourt
POR Sabine D'Alincourt

Futura publicitária de 22 anos. Seu melhor dia foi no show do Green Day e seu objeto preferido é o seu CD do Cobra Starship. Apaixonada por música, moda e fotografia, ainda sonha em morar em New York.