Os ensinamentos de 1989

Música

Taylor Swift está com tudo: ganhou oito prêmios no Billboard Music Awards, seu disco “1989” vendeu mais de 1,2 milhões de cópias na primeira semana de vendas, seu single “Blank Space” alcançou primeira posição na tabela musical Billboard Hot 100 substituindo seu outro single “Shake It Off”, foi eleita a Mulher do Ano em 2014 pela Billboard e está namorando o gatíssimo Calvin Harris.

Untitled-1

Não é novidade que tenho ela como uma grande inspiração. Além de ser essa mulher incrível, conseguimos tirar vários ensinamentos do seu novo álbum, “1989”.

WELCOME TO NEW YORK

Welcome_To_New_York

A primeira música do álbum descreve a sensação que Taylor sentiu ao se mudar para New York. Para ela, a mudança não foi apenas de cidade, mas sim uma nova etapa na sua vida. A coragem de mudar e ir atrás dos seus sonhos, deixando suas mágoas para trás. Aventure-se!

“When we first dropped our bags on apartment floors, took our broken hearts, put them in a drawer. Everybody here was someone else before.”

BLANK SPACE

blank space

Na música Taylor ironiza sua fama de ser ciumenta e de namorar muitos caras: Got a long list of ex-lovers, they’ll tell you I’m insane. Ela lida com as piadas de mal gosto com bom humor. Apesar de atrapalharem sua vida pessoal, Taylor está um passo à frente e incorporou isso em sua carreira.

Minha vida ficou mais fácil quando eu aprendi a levar tudo isso no senso de humor. Quando eu comecei a rir de mim mesma, as pessoas pararam de fazer tantas piadas sobre mim! Foi como se eu tivesse feito a piada primeiro. […] Se a vida continua te trazendo coisas inesperadas, você continua a articulá-las em forma de música e fica inspirada por elas ao fazer clipes.

STYLE

taylor

Dizem que a música é sobre seu relacionamento com Harry Styles. A música descreve um relacionamento difícil, mas que ambos são “perfeitos” juntos: o seu jeito clássico de menina e o estilo James Dean do seu parceiro.

Notamos a maturidade de Taylor em “I say ‘I heard that you’ve been out and about with some other girl’. He says ‘what you’ve heard is true but I can’t stop thinking about you’ and I said, ‘ I’ve been there too a few times’ ” Sem acusações, cobranças e dramas. Essa maturidade ajuda o relacionamento a “nunca sair de moda” (we never go out of style).

OUT OF THE WOODS

taylorswift-1989polaroid-58

Nós nunca estamos fora de perigo. Sempre estaremos lutando contra algo, situações ruins acontecem. Cabe a nós aproveitar o lado positivo e não deixar o negativo tomar conta. Se soubermos lidar com as situações ruins, o lado bom irá prevalecer. Sairemos da floresta e enxergaremos o sol.

“The monsters turned out to be just trees and when the sun came up, you were lookin’ at me.”

ALL YOU HAD TO DO WAS STAY

taylorswift-1989polaroid-02

A música conta a história de um garoto que termina o romance (“let me remind you this was what you wanted, you ended it”) com a Taylor e depois muda de ideia e quer ela de volta. Ela gosta dele, porém ele brincou com seus sentimentos e a afastava e puxava de volta, e assim ela aprendeu a ir embora de vez.

É difícil desistir de alguém que você ama, mas devemos ter amor-próprio. A partir do momento que alguém te faz mal, enquanto você quer a felicidade de ambos, é importante notar que é um relacionamento unilateral. Apenas você está lutando.

“You were all I wanted, but not like this.”

SHAKE IT OFF

taylorswift-1989polaroid-49

Shake it off, shake it off! Com esse refrão chiclete, nós aprendemos a deixar todas essas fofoquinhas e comentários maldosos para lá e viver a nossa vida. Afinal, o que nós queremos provar para haters? Enquanto eles gastam o tempo falando mal, nós estamos nos divertindo e sendo bem mais felizes!

As pessoas vão encontrar qualquer coisa sobre você e distorcer para algo estranho ou errado ou chato ou ruim. Você tem não apenas que viver a sua vida, apesar das pessoas que não te entendem – você tem que se divertir mais do que elas.

I WISH YOU WOULD

taylorswift-1989polaroid-30

Apesar de um relacionamento acabar, pode-se ter sentimentos bons, não necessariamente românticos. Em I Wish You Would Taylor explica para um ex que não o odeia como ele pensa, que na verdade nunca vai esquecê-lo, que ele foi importante para ela e que gostaria que tudo estivesse bem entre eles, como amigos.

“I wish you know that I never forget you as long as I’m live. Wish you were right here, right now, it’s all good. […]I wish you know that I miss you too much to be mad anymore.”

BAD BLOOD

taylorswift-1989polaroid-57

Katy Perry e Taylor brigaram e assim Bad Blood foi escrita. Resumo da fofoca: Katy tentou sabotar a última turnê da Taylor, e a loirinha declarou para uma revista: “Por anos, nunca tive certeza se éramos amigas ou não. Ela vinha até mim nas premiações, dizia algo e saía, e eu pensava: ‘Nós somos amigas, ou ela acabou de me dizer o insulto mais duro que já recebi na vida?’. E aí, no ano passado, ela fez algo horrível. Eu fiquei tipo: ‘Agora nós somos inimigas declaradas’. E nem foi sobre um cara! Ela basicamente tentou sabotar toda uma turnê de arena, contratando várias pessoas por baixo dos panos. E eu sou surpreendentemente ‘não confrontacional’, você não acreditaria o quanto eu odeio conflitos. Então agora tenho que evitá-la. É embaraçoso e não gosto disso”. Katy chamou três dançarinos da Red Tour da Swift para trabalharem na sua turnê. Em seu Twitter, Katy escreveu: “Cuidado com a Regina George em pele de cordeiro…”. Outro ponto de discórdia entre as duas cantoras é que ambas tiveram um relacionamento conturbado com John Mayer. Depois dessa bagunça toda, o suposto atual da Katy, Diplo, zombou da Taylor no Twitter. Ai, que treta!

Considero a música e, principalmente, o vídeo um aviso que ela não aceita pessoas que sacaneiam ela. As participações especiais de grandes nomes no clipe servem para mostrar que ela tem companhias extremamente influentes. Aprendemos que não se brinca com a Swift, hahaha!

“Band-Aids don’t fix bullet holes, you say sorry just for show. You live like that, you live with ghosts.”

WILDEST DREAMS

taylorswift-1989polaroid-28

Notamos que nesse álbum, Taylor realmente amadureceu sobre relacionamentos. Em Wildest Dreams, ela conta a história de um romance com cara idealizado por ela: “He’s so tall, and handsome as hell, he’s so bad but he does it so well” – imagino que um bad boy.  Ela não tem expectativas sobre o relacionamento, só quer aproveitar o que está acontecendo no presente. O que é um grande aprendizado. Muitas vezes nos prendemos tanto no futuro, que não aproveitamos o agora.

“Nothing lasts forever But this is getting good now.”

HOW YOU GET THE GIRL

taylorswift-1989polaroid-31

Essa é a música mais fofinha do álbum! Descreve um relacionamento confortável, em que a felicidade prevalece. Em “with pictures in frames of kisses on cheeks” sentimos como o casal se importa, tem até fotos impressas, o que é significativo no mundo digital atual e daria um trabalho que algumas pessoas considerariam desnecessário, mas não eles: o que eles tem é especial e merece uma foto com uma moldura. Esses detalhes são sinceros e demonstram o amor, de uma forma bem simples.

“I want you for worse or for better, I would wait forever and ever. Broke your heart, I’ll put it back together.”

THIS LOVE

taylorswift-1989polaroid-32

A música é sobre um amor que se foi, mas ela acredita que um dia irá retornar. Às vezes o nosso timing é errado ou precisamos de um tempo para que dê certo no futuro. Tempo e aprendizado são coisas que andam juntas. Duas pessoas que terminaram um relacionamento podem amadurecer e perceber que elas querem ficar juntas e vão dar certo com o que aprenderam durante o tempo separadas.

 “When you’re young you just run, but you come back to what you need.”

I KNOW PLACES

taylorswift-1989polaroid-64

A música é sobre pessoas que estão querendo destruir um relacionamento, e assim o casal precisa fugir e ficar sem seu próprio espaço para não sofrerem. A música define muito relacionamentos para pessoas famosas, ainda mais para Taylor que sofre com a exposição à mídia em qualquer relacionamento. Considero “Shake It Off” uma resposta para essa música, que é extremamente vulnerável. O que levo como lição com “I Know Places” é que, apesar de toda a pressão que Taylor sofre, ela se mantém firme. Ela não vai deixar mais a mídia atrapalhar seus relacionamentos.

“Let them say what they want, we won’t hear it. Loose lips sink ships all the damn time, not this time.”

CLEAN

taylorswift-1989polaroid-09

Quando terminamos um relacionamento, é normal ficarmos com um peso por um tempo. Quando você pensa num ex namorado sem sentimentos ruins, você se sente muito mais leve. “Clean” é sobre esse sentimento. Você troca aquele hábito de receber uma mensagem de “bom dia” ou a ligação de madrugada por outros hábitos, e quando menos percebe, você está bem. Não significa que você esqueceu a pessoa ou que você não sente falta dela, mas, como em “I Wish You Would”, ficaram os sentimentos bons e a dor foi embora.

“10 Months sober, I must admit, just because you’re clean, don’t mean you don’t miss it. […] Rain came pouring down when I was drowning, that’s when I could finally breathe. And by morning, gone was any trace of you, I think I am finally clean.”

Qual música de 1989 é a sua preferida?

Votar

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Sabine D'Alincourt
POR Sabine D'Alincourt

Futura publicitária de 22 anos. Seu melhor dia foi no show do Green Day e seu objeto preferido é o seu CD do Cobra Starship. Apaixonada por música, moda e fotografia, ainda sonha em morar em New York.

  • Thais Rodrigues

    Apenas o post sobre o álbum da minha vida <3
    Amei tanto! Talvez seja o melhor post do blog.

    Beijos,
    Thais
    http://www.cadernoderisos.blogspot.com.br

  • Impossível se ter uma música sozinha e favorita, a doçura de You’re In love, How you get the girl e a baladinha de New Romantics tira do foco nos singles já lançados como Shake It Off, Bad Blood, Style e Welcome To New York.
    São emoções diferentes que me lembram do Queen of te Clouds, da Tove Lo, em que há uma separação de sentimentos das músicas. Com a Taylor houve uma mistura, e funcionou.

    Primeiro post comentado e amado <3

    http://sampensou.blogspot.com