K-pop #1

Música

Quem é k-pop? você me pergunta e eu graciosamente, com muita certeza, responderia algo como: “k-pop ladrão roubou meu coração”. Mas, essa sou eu; então aqui estão as introduções formais ao querido e amado k-popinho para as não tão próximas.

K-pop é o gênero sul-coreano de música popular que vem ganhando espaço na cultura ocidental apresentando um conteúdo com um viés dinâmico e visualmente atrativo. A korea-wave que vem, novamente, trazendo mais e mais atenção para a indústria cultural da Coreia do Sul está sendo fortalecida desde meados de 2016 – e é bem provável que você já tenha escutado ou visto alguém falando sobre os famosos grupos.

Uma vez devidamente apresentados, segue uma lista de indicações das músicas e clipes que acredito que toda pessoa deveria ver – e se apaixonar logo em seguida.

10. Very Nice – SEVENTEEN

Apesar de parecer, Seventeen não possui 17 membros, mas apresenta 13 com o maior potencial que você respeita. Os meninos trazem as coreografias mais sincronizadas já vistas e os stages mais fantásticos que eu poderia mencionar.

9. 11:11 – Taeyeon

Taeyeon mostra toda a sua potência como artista no seu álbum 11:11 e suas novas músicas. A cantora, que também faz parte do girlgroup Girls’ Generation, em seu projeto solo mostra agrada gregos e troianos (indies).

8. Baby Baby – Winner

Uma das minhas músicas favoritas para os momentos de bads é Baby Baby, ela foi escrita pelo ex-membro, Taehyun, que infelizmente sofreu um golpe de sua empresa. Winner é um dos meus grupos favoritos e é composto por quatro integrantes. Até agora eles só têm um álbum e um mini-álbum, mas o comeback de acordo com as más-línguas está previsto para em breve.

7. Russian Roulette – Red Velvet

Red Velvet é um grupo composto de cinco integrantes (anteriormente, apenas quatro) que apresenta o conceito prima esquisita do k-pop. Inovando com suas integrantes de cabelo colorido – não tão comum assim entre girlgroups – e seu conceito abrangendo um lado mais suave e também sensual. Red Velvet, assim como o bolo não decepciona com o seu som gostoso e confortável.

6. Lotto (Louder) – EXO

Mesmo com todos os problemas que EXO me traz, com prazer trago eles a lista, ocupando o sexto lugar com a música Lotto. EXO é um grupo de atualmente 9 membros (eram 12 no comecinho) e com uma das maiores fã-bases na Ásia. Eles podem ser literalmente considerados reis do k-pop com tantos prêmios e inovações que trazem constantemente. Apesar da minha pequena aversão, EXO, mostra dança, vocal e visual na medida certa. Não é à toa que conquistaram tudo isso. A música Lotto foi lançada ano passado e junto com ela veio a criação de batons vermelhos por todo o mundo, o que havia antes não passava de uma ilusão.

5. BOOMBAYAH – BLACKPINK

Blackpink é um girl group formado por quatro integrantes (Lisa, Jisoo, Rose e Jennie). Elas só têm quatro músicas até agora e são um dos meus grupos favoritos; elas seguindo a linha do conceito lançado por Red Velvet (um girl group da maior empresa de k-pop da atualidade, a SM) de ter um nome sugerindo tanto a versatilidade de um lado doce, pink, como visto na música Stay. E também um lado mais ousado, tendo um conceito animado e sexy, black, como visto em Playing With Fire.

4. Save ME – BTS

Eu brinco com favoritos e, infelizmente, a culpa não é minha. BTS é o meu grupo de k-pop favorito (pode me chamar de senhora army). O grupo é composto por 7 membros e vem aumentando sua popularidade mundial a cada dia que passa, se tornando um dos maiores grupos em nível global. Eles adquiriram popularidade pelas suas músicas e coreografias matadoras, tendo passos rápidos e certeiros. Com certeza, são um grupo que chama atenção por serem responsáveis compondo e com uma participação ativa no processo dos álbuns. Save Me é uma das minhas músicas favoritas tanto pela sua letra significativa e profunda, quanto pela produção visual envolvendo o MV – completamente sem corte.

3. BODY – MINO

O terceiro lugar vai para o Mino. Um integrante da banda Winner, que também é citada nesta listinha. Body é uma das músicas mais populares de 2016 de acordo comigo. Um beijo pro Mino.

2. Why So Lonely – Wonder Girls

melhor comeback de 2016, as já disbanded Wonder Girls trouxeram um dos maiores BOPS de 2016. Existe uma lenda que diz que ninguém consegue fazer uma thread com as melhores músicas de k-pop e não adicionar essa canção, as explicações seguem com esse MV maravilhoso.

1. AGUST D – SUGA

A primeira e mais importante desta lista é Agust D: a música principal da mixtape de um dos rappers do BTS, Suga. Considerada por mim e também pela FUSE TV’s como uma das melhores mixtapes lançadas em 2016, ocupando lugar junto com grandes nomes da indústria musical como a cantora Beyoncé. No seu projeto, Suga fala sobre suas lutas pessoais com tanto a fama que adquiriu a estar em um dos maiores grupos de k-pop da atualidade e a depressão que convive com. Com letras fortes e a sua proclamada tongue technology, o rapper monta a mixtape com músicas autorais mostrando, mais uma vez, que os integrantes BTS têm várias razões para ocupar esta lista, apresentando um conteúdo vasto e cheio de emoção. Com todo amor no meu coração, o Agust D ocupa o 1° lugar – tanto pelo carinho enorme que tenho pelo rapper quanto pelo significado que foi dado a esse projeto. Trazendo para os fãs e público geral um conteúdo sensível se abrindo sobre os seus problemas e transformá-los em arte.

 

Cecília Souza
POR Cecília Souza

Gosta de música, menta, silêncio e pintar usando cores inusitadas.