Aplicativos com efeito de fotografia analógica

Fotografia

Antes da fotografia digital surgir, a única forma de fotografia era a analógica – ou seja, a de filme. Feitas com processos físicos e químicos, as fotos tinham um efeito natural. Cada foto era única, a forma em que seu processo era feito poderia revelar riscos, manchas, luzes inesperadas ao resultado.

Com a facilidade que temos com a fotografia digital, a analógica foi infelizmente ficando de lado. Há fotógrafos que a usam, mas grande parte da nova geração pode nunca ter utilizado uma câmera de filme.

Inspirados na fotografia analógica, surgiram vários aplicativos que, ironicamente, simulam o efeito das fotos de filme em fotos digitais. Para os preguiçosos como eu de plantão, ou que não sabem – ou querem – aprender a fotografar com analógica mas gostam do resultado, aqui está uma listinha de três aplicativos que simulam o efeito de uma câmera analógica:

Gudak Cam

A intenção do aplicativo é trazer um pouco da emoção de tirar fotos, já que atualmente temos a facilidade de tirar centenas de fotos e poder escolher apenas uma para ser utilizada, nos desfazendo das restantes. No filme, temos um número contado de poses a serem realizadas, trazendo uma importância para cada foto tirada. A surpresa da revelação é outro ponto emocionante ao fotografar: é necessário revelar cada foto, passando pelo processo químico e físico, até obter o resultado.

O aplicativo simula a experiência de fotografar com uma câmera de filme. Seu visor é reduzido por 95% do recurso de um visor convencional, afim de deixar o mínimo para tirar fotos. Ao abrir o aplicativo, você terá um filme de 24 fotos, e só poderá revelar o seu resultado após utilizar todas as poses. Após utilizadas, você deve esperar uma hora para poder fotografar novamente. A “revelação” das fotos demora três dias!

Gudak custa ‎US$0,99 e está disponível apenas para IOS. Para Android há uma versão alternativa do aplicativo (não é do mesmo desenvolvedor), de graça chamada Gudak Pro.

Huji Cam

Quem não quer passar pela experiência da Gudak Cam e nem pagar pelo aplicativo, o Huji Cam surge como uma ótima opção. Com resultado similar ao primeiro aplicativo, o Huji Cam oferece um número ilimitado de fotos para tirar e não há tempo de espera para o resultado.

Huji Cam é gratuito e está disponível apenas para IOS.

Feica

O meu aplicativo preferido! Feica traz os mesmos resultados que os outros, porém permite que você use fotos da sua biblioteca. Prático para quem quer apenas os efeitos.

Gudak custa ‎US$0,99 e está disponível apenas para IOS.

Gostaram dos aplicativos? Conhecem algum para Android? Comentem que nós incluímos na lista! <3

Sabine D'Alincourt
POR Sabine D'Alincourt

Futura publicitária de 22 anos. Seu melhor dia foi no show do Green Day e seu objeto preferido é o seu CD do Cobra Starship. Apaixonada por música, moda e fotografia, ainda sonha em morar em New York.